2611

Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa

Pular para o conteúdo

Vereadores e Vereadoras 2017/2020

Vereadores e Vereadoras 2017/2020

  • Vereadores

    1 1 (7).jpg

    Jair Gomes de Araújo, conhecido como Jair do Leocádio, nascido em 8 de dezembro de 1977, na comunidade da Lagoa do Leocádio, município de Bom Jesus da Lapa - BA. Filho de Ambrozia Francisca de Souza e Manoel Gomes de Araújo, ambos lavradores.
    Oriundo de família humilde começou a trabalhar desde seus oito anos nas tarefas do campo, e, mesmo diante de muitas dificuldades conseguiu terminar o ensino médio no Colégio São Vicente de Paulo e tornar-se um produtor rural.
    Carismático e comunicativo, com apenas 13 anos participava ativamente de grupos de jovens, das festividades católicas de sua comunidade e região. Em 2001, começou a trabalhar como motorista do transporte escolar na comunidade de Chapada Grande, fundando lá, grupos de jovens e liderando a comunidade, despertando assim a vontade de ingressar a política como meio de sanar alguns problemas que as pessoas do Campo, assim como ele, enfrentavam.
    Nesse pensamento, em 2008, quando ainda trabalhava na Secretaria Municipal de Educação, juntou-se ao seu grupo de amigos e lançou a sua primeira candidatura sem nenhum apoio financeiro, conseguindo ficar na segunda suplência pelo PDT, atingindo um total de 426 votos para o cargo de vereador.
    Em reconhecimento ao seu potencial foi nomeado em 2009 a 2012 como coordenador do transporte escolar. O qual desenvolveu um brilhante trabalho, transformando o transporte que estava em situação precária e colocando-o para funcionar com qualidade nos serviços prestados às Comunidades.
    Em 2012, tornou-se a correr a uma vaga no legislativo lapense, sendo o candidato mais votado pelo PPS com 964 votos, reconhecimento obtido através do seu empenho e trabalho desenvolvido perante pais, alunos, professores, motoristas e comunidades. Porém por manobras de políticos inescrupulosos não pode assumir seu mandato dado pelo povo.
    Como determinação e coragem é o seu lema, em 2016, candidatou-se pela terceira vez consecutiva e foi eleito vereador pelo PSDB.
    Desde o primeiro dia de mandato, cumpre compromisso em principalmente, fiscalizar o dinheiro dos pagadores de impostos, analisando se o dinheiro esta sendo corretamente aplicado para o que foi provisionado, fazendo as devidas denuncias sempre que encontra algo erado por parte da administração municipal. Entre seus principais feitos parlamentares estão: A conquista do sonho da energia elétrica para comunidades rurais; projeto de lei para criação do centro de Zoonoses; projeto de lei que institui a vacinação domiciliar de idosos; vários requerimentos e indicações buscando a melhoria de estradas rurais, saneamento básico, pavimentação e iluminação pública; projeto de lei para a realização das sessões itinerantes; requerimento para viabilizar a construção de ciclovia; indicação para implantação de uma casa de apoio para as pessoas que vem da zona rural para a sede do município e não tem onde ficar; requerimento para construção de um posto de saúde na comunidade de piranhas; requerimento para criação do aterro sanitário; busca de incentivos para a festa de “santo reis” e etc. Coerente com a defesa de uma máquina pública mais enxuta e transparente, a começar por ele, e com o fim das mordomias à classe política.


    1 1 (10).jpg

    VEREADOR ROMILSON OLIVEIRA BATISTA (IRMÃO ROMILSON), nascido em 14/07/1975 no município de Serrinha – BA, primeiro filho de dois.
    Filho de José Robério Chaves Batista e Meyrione de Oliveira Batista, residiu na cidade de Serrinha –BA até seus 08 anos de idade, indo morar na cidade de Salvador, onde estudou e ingressou na sua vida profissional.
    Aos 13 anos já arrimo de família começou a trabalhar em uma oficina mecânica, com 16 anos começou a trabalhar no setor gráfico como menor aprendiz na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, aos 18 anos participou de uma seleção a qual foi contemplado com o seu primeiro contrato de trabalho na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, com 20 anos começou a trabalhar como assessor do Deputado Estadual Artur Napoleão de Carneiro Rêgo, em seguida já com 23 anos assumiu um cargo de coordenação na Defesa Civil do Estado da Bahia através desta função na Defesa Civil trabalhou nos 417 municípios da Estado Bahia desenvolvendo ações de cunho social sempre voltada ao bem estar e a moral da população, ora castigada por vários efeitos adversos como, prolongadas estiagens (seca), enchentes, eventos de grande, médio e pequeno porte, enfim tudo que fazia exposição da vida humana.
    Foi trabalhando pela Defesa Civil do Estado que o vereador Irmão Romilson ocupando cargo de coordenação desenvolveu atividades para a implantação de uma Barreira Sanitária na entrada da Cidade para a abordagem de ônibus e caminhões que chegavam com Romeiros para orientação e investigação dos passageiros, para verificar se alguém, nos transcursos das viagens estava com algum tipo de doença e esse trabalho permanece até o dia de hoje em época de romaria.
    Trabalhando sempre na cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, em várias ações interpostas pelo cargo de coordenação da Defesa Civil do Estado conheceu a sua esposa Felismina Miranda dos Santos Batista, na época agente de saúde, casando-se na Cidade no ano de 2004. Dessa união nasceram dois filhos, Eduardo Miranda de Oliveira Batista (14 anos) e Miguel Miranda de Oliveira Batista (10 anos).
    Em 2014, passou a residir definitivamente na Cidade de Bom Jesus da Lapa, dando continuidade a varias ações, desenvolvendo um trabalho social de excelência, voltado para filantropia, aconselhamento das famílias, na prevenção do suicídio, depressão e divórcio.
    Na trajetória profissional, depois de um intenso trabalho voluntário em Defesa Civil, resgatando e acolhendo centenas de famílias que foram desabrigadas e desalojadas por fortes chuvas que se abateram na sede do município quando foi convidado pelo Prefeito Municipal Eures Ribeiro para implantar o Programa de Aquisição de Alimentos –PAA, que sob a sua coordenação na época assistia mais de 3 mil famílias que se encontravam em vulnerabilidade social, permanecendo como Coordenador do PAA até maio de 2016, se afastando para concorrer ao mandato de Vereador na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa –BA.
    Já com o mandato eletivo têm buscado instrumentos legais dentro das prerrogativas que o mandato lhe confere como emendas parlamentares, implantação de programas sociais e aquisição de recursos das esferas Estadual e Federal visando sempre minimizar o sofrimento do povo, criando Leis, requerimentos e fazendo indicações sempre voltadas para estabelecer a moral e bem estar da população Lapense.



    1 1 (12).jpg

    ROMEU THESSING

    Nasceu no dia 05 de março de 1965 na comunidade de Linha Eugenia na cidade de Venâncio Aires, filho de Benno Paulo Thessing, (In memória) e Julieta Klamm Thessing, ele tem 06 irmãos, Pedro, Paulo, Sonia, João, Arno e Ary este também político tem sete mandatos como vereador do PT na cidade de Santa Cruz do Sul.

    "Eu sempre fui e sou muito ligado ao clero católico, fui muito amigo dos Bispos dom Alberto Etgues, (em memória) e de Dom Sinésio Bonn os dois da diocese de Santa cruz do Sul RS, tinha uma ligação forte com o Bispo Donvo Lorscheiter ex presidente da CNBB ele que também era Bispo da cidade de Santa Maria RS, cidade próxima onde eu Nasci.
    Fui enviado para a Bahia como Leigo Missionário, no inicio dos anos 1990 , quando a Fraternidade Apostólica da Palavra assumiu uma Missão na Diocese de Bom Jesus da Lapa, por cinco anos, a pedido do saudoso Dom Franscisco Batistella, fui convidado e aceitei imediatamente a esta nova missão, e fui enviado do distante Sul do Brasil com outros Irmãos e Irmãs para a Missão. No sul, eu me integrei na Fraternidade e vivi algum tempo nela, estudando estudos normais, bíblicos, filosóficos, e Teológicos.Também fui funcionário da Radio Bom Jesus durante 16 anos, e na radio FM 92.5 Trabalhei mais 05 anos, sou casado com Irany Pereira Fernandes, e tenho um filho de 20 anos Matheus Paulo Carneiro Thessing que estuda em uma faculdade de Vitória da Conquista onde faz o curso de Psicologia."